Capoeira Infantil

PROJETO CRIANÇA NA CAPOEIRA - MAITÁ CAPOEIRA 

 

               

COORDENADORA GERAL INFANTIL E ORIENTADORA EDUCACIONAL DE BASE NA ARTE DA CAPOEIRA 



                                                    

                                                INSTRUTORA  FRUTILI

 

           Formação:

 

·        Superior Completo  - Faculdade de Medicina Veterinária (UNIC / MT) – turma de 2002

·        Pós-Graduação - Reprodução de grandes animais

·        Coordenadora Geral Infantil do Grupo Maitá Capoeira Brasil/Colômbia

 

 

         Outros idiomas:

·        Inglês/Português – Fluentes

 

 INTRODUÇÃO

 

      

            O “Grupo Maitá Capoeira”, visando uma melhor qualidade de vida e saúde, assim como a integridade física e psíquica das crianças, jovens e adultos com os quais trabalhamos, queremos através do desenvolvimento deste projeto, dar oportunidade aos alunos desta instituição de praticar a capoeira de uma forma recreativa e principalmente educativa para que aprendam a conhecer suas capacidades e seus limites tanto na área cultural, física, psíquica e também despertar neles o interesse pelo esporte, e os benefícios que ele nos traz.

            Lembrando sempre que fazemos questão de mostrar ao aluno a importância da capoeira e da dedicação ao esporte, sem deixar de esquecer que várias coisas vem antes dela ou de qualquer outro esporte, tais como a família e o estudo, que devem estar sempre em primeiro lugar. Tentamos fazer da sala de aula uma extensão da casa, fazendo com que o “Grupo” seja uma extensão da família, com princípios básicos como; amizade, honestidade, fidelidade, educação, entre outros.

O projeto de capoeira na escola como forma de inserção social, mostra uma atividade que possui elementos históricos que retratam todo um processo de resistência de uma cultura, bem como a formação de um cidadão crítico dentro da sociedade, utilizando-se de elementos genuinamente brasileiros.

Utilizar a capoeira através da educação física, oferece uma aula dinâmica, com o aspecto lúdico de ensinar, que atrai qualquer tipo de aluno.  Com os fundamentos mínimos da capoeira e tendo a certeza de que sua presença hoje em dia esta tão marcante, devido ao grande número de seus praticantes em todo território nacional e em outros países.

O processo de conscientização quanto ao valor da capoeira já chegou à esfera governamental federal. O MEC sugere a capoeira como disciplina do Currículo da Educação Física.  

           À medida que vão aprendendo o jogo da capoeira os alunos tem contato com outras pessoas de fora do seu meio, num convívio pacífico, recreativo, harmonioso, disciplinar, cooperativo e sendo valorizadas, começam a se integrar na sociedade.

 

Toda criança tem direito a educação, sendo a capoeira um esporte, arte, lazer, folclore, dança e principalmente a um sistema que atualmente está integrando o ensino no Brasil e no mundo com bons resultados, e vem através deste projeto, integrar e auxiliar na educação e na formação moral e física dos alunos das escolas através de aulas praticas e teóricas de capoeira.

O objetivo fundamental da capoeira na escola não é a performance dos jogadores. Muito mais do que o desempenho físico do jogador, o que se visa é atingir a consciência do aluno. Não se trata, então, de formar jogadores de capoeira, mas de ajudar na formação de seres humanos capazes de lidar com a diferença, com a alteridade, tornando-se mais livre de preconceitos e mais tolerantes.

 

 

 

PARTE HISTÓRICA

 

 

            A capoeira é único esporte genuinamente brasileiro, formada através da fusão das culturas indígenas e negras no Brasil. Muito se polemiza sobre a origem dessa arte, pois alem de ser uma tradição auricular (passada de ouvido a ouvido), não há nenhum registro escrito, devido ao fato de que Rui Barbosa mandou incinerar toda documentação referente ao negro no Brasil, com uma postura hipócrita de descarga de consciência.

Segundo o Dr. Luiz Carlos Krummenauer Rocha, a capoeira é realmente brasileira pois:

·        A Inglaterra, EUA, América Espanhola e outros países importavam escravos negros tanto como o Brasil e não existe nenhuma manifestação similar à capoeira em nenhum destes paises;

·        Aconteceu uma nova fusão cultural pois eram trazidos negros de diferentes tribos, tentando dificultar a comunicação e conseqüente rebeliões.

·        A palavra capoeira é de origem Tupi: Caa + apuam+ era = mato + pequeno. Durante os confrontos dos quilombos com os sertanistas, os negros sem armas, escondiam-se atrás de arbustos e surgiam deferindo golpes de pernas e mãos desarmando os opositores. Com o tempo, os portugueses passaram a chamá-los de “negros da capoeira”, mais tarde simplesmente de capoeiras.

 

 

METODOLOGIA DE AULA

   A aula se divide em etapas: alongamento, aquecimento e movimentação. Dentro dessa linha, também são ensinados os caminhos do fundamento, ou seja, toda a parte teórica. Os instrumentos e a música, trazem a coordenação motora e desenvolvem o lado artístico. Tudo sempre voltado á socialização do indivíduo,  sendo importante lembrar que na aula infantil, tudo é passado de forma alegre e dinâmica, sempre com brincadeiras educativas. Nossa intenção, é de criar na criança a sensação de uma vida saudável em comunidade, passando pelo prazer em descobrir a riqueza da nossa cultura.

 

    

OS  PROFESSORES

 

 

             Os professores do Grupo Maitá Capoeira, passam por uma cuidadosa avaliação interna e constantes atualizações em cursos e palestras, dentro e fora do grupo . Buscamos também, aprendizado junto a alguns órgãos do município, tais como o Corpo de Bombeiros, que nos possibilita palestras e cursos básicos de primeiros socorros.                         

             O Grupo Maitá Capoeira foi fundado em 2008, pelo C.Mestre Montanha, tendo a cidade do Guarujá – SP, como matriz.

             Com o passar dos anos dentro do mundo da capoeira, fomos conquistando novos horizontes, e já estamos representados: Guarujá - SP, Vicente de Carvalho - SP, São Caetano do Sul – SP e no exterior , na cidade de Bogotá - Colômbia.

           Contudo, para se manter sempre atualizado e participativo  com os compromissos sociais da Capoeira Maitá, dentro e fora do país, fora criado o setor de ‘Marketing’, que possibilita dentro da ‘internet’, a proximidade com a capoeira mundial ; onde todos os seus integrantes, tem participação ativa.

                                           

                                www.maitacapoeira.com.br

 

             Foi criado também, o ‘Código de Ética e Disciplina do Grupo Maitá Capoeira’, onde todos os integrantes tem conhecimento de seus deveres e direitos, para que se entenda o compromisso e a seriedade, sem que se perca a sua verdadeira expressão, a “liberdade”.

 


     

IMPACTO DA ATIVIDADE FÍSICA (CAPOEIRA)SOBRE INDICADORES FISIOLÓGICOS DA GRAVIDEZ.

 

EFEITOS BENÉFICOS DO EXERCÍCIO NA GRAVIDEZ

A partir das pesquisas relacionando gravidez e atividade física , podemos citar os principais benefícios biológicos do exercício durante a gravidez, tais como:

- Menor ganho de peso e adiposidade materna
- Diminuição do risco de diabetes
- Diminuição de complicações obstétricas
- Ausência de diferenças significativas em idade gestacional, duração do parto, peso ao nascimento, tipo de parto, valores de APGAR e complicações maternas e fetais.
- Menor risco de parto prematuro
- Menor duração da fase ativa do parto
- Menor hospitalização - Diminuição na incidência de cesárea
- Altos valores de APGAR
- Melhora na capacidade física Entretanto, cada vez mais se está dando ênfase aos benefícios psicológicos e sociais, que são igual ou mais importantes que as vantagens biológicas.

O Programa reforça o impacto positivo da atividade física regular moderada sobre:

- Melhora auto-imagem
- Melhora da auto-estima
- Melhora da sensação de bem estar
- Diminuição da sensação de isolamento social
- Diminuição da ansiedade e do stress
- Diminuição do risco de depressão.

TIPOS DE ATIVIDADE FÍSICA

A escolha de um programa de exercícios dependerá das preferências da mulher e dos recursos disponíveis, e é claro que sempre com “ ACOMPANHAMENTO MÉDICO”.

ATIVIDADES DE BAIXO RISCO

Este tipo de atividade pode ser recomendada inclusive para mulher grávida previamente sedentária que deseja iniciar algum tipo de atividade física durante a gravidez. Para essa mulher o mais indicado é o caminhar, a natação, a hidroginástica leve e o pedalar na bicicleta ergométrica. A mulher já habituada a correr ou fazer "jogging" antes da gravidez, pode continuar seu programa modificando a intensidade e velocidade a medida que a gestação avança.

As principais precauções a serem tomadas se relacionam com o terreno, a temperatura ambiente, o calçado, o aquecimento e esfriamento, a hidratação e especialmente a evitar as fases anaeróbicas (períodos de curta duração e alta intensidade), a exaustão e a fadiga.

Exercícios na água, como a natação, são uma grande alternativa, sendo uma atividade com bom componente aeróbico, que não suporta o peso corporal, características consideradas mais apropriadas durante a gravidez. Neste casos o fundamental é manter a temperatura do ar e da água confortável e nadar de acordo com as habilidades. Estudos com nadadoras recreacionais  mostram que a dissipação do calor pode diminuir durante a gravidez devido a melhora na reatividade cutânea vascular e incremento na gordura subcutânea.

Uma outra atividade de grande difusão na atualidade e que tem se mostrado benéfica para a grávida é a hidroginástica. Assim como na natação as principais vantagens desta modalidade de exercício estão dadas pelo menor estresse articular (evitando as forças gravitacionais), a melhoria na termoregulação e o efeito natriurético e diurético, que é devido básicamente a incremento do volume plasmático, diminuição da resistência vascular renal e incremento do fluxo sangüíneo e da filtração renal causados pela pressão hidrostática (24). As pesquisas (24, 30) têm mostrado, comparando exercício feitos na água e na superfície terrestre, que o estresse térmico, a freqüência cardíaca, pressão arterial, temperatura corporal e estoque de calor são menores na água do que na terra e que a perda de peso, especialmente por perda de edema, é maior na água, pelo incremento da produção de urina e suor (Tabela 5). A temperatura ideal da água deve estar em torno de 28-30 C, já que temperaturas maiores podem levar à vasodilatação e as menores à vasoconstrição. A yoga e o tai-chi-chuan são boas alternativas de se manter o tônus muscular e a melhora da flexibilidade.
Capoeira: é claro que como luta de contato, a capoeira é indicada como atividade de alto risco, porém, sabendo-se da sua diversificada fonte de ensinamento e aprendizado, pode-se utilizar seus alongamentos e flexibilidades (ex.: nunca de forma exagerada e sempre bem apoiada), aquecimentos ( ex.: ginga, caminhada lenta e acelerada..), e até mesmo seus movimentos de baixo impacto (ex.: meia lua de frente, barreira, esquiva lateral, cadeira, benção..) e sempre em execução individual. Aproveite a fase de pouca intensidade física, para o intensificar os estudos em “fundamentos” e o aprimoramento nos “instrumentos”.
O jogo de capoeira pode e deve acontecer, mas sempre de maneira Lúdica.. e de preferência com seu Mestre.
“ A CAPOEIRA COMO SUPORTE DE UMA GESTAÇÃO PERFEITAMENTE SAUDÁVEL , DEVE TER SEMPRE A SUPERVISÃO DO MESTRE E DO ACOMPANHAMENTO MÉDICO ”.


INTENSIDADE DO EXERCÍCIO

A relação entre VO2 e a freqüência cardíaca (FC) observada na mulher não grávida se modifica durante a gravidez, principalmente com a idade gestacional . Em função dessas mudanças e da ampla variação nas respostas da freqüência cardíaca ao exercício intenso na gravidez, os critérios para estabelecer a intensidade do exercício são variados.

Alguns de forma mais cautelosa, como o Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas , recomendam que a intensidade do exercício não exceda uma freqüência cardíaca de 140 bpm, que refletiria aproximadamente 60-70% da capacidade aeróbica máxima da maioria das mulheres grávidas. Outros sugerem que o método mais exato para predizer VO2 na grávida é a extrapolação da curva VO2-FC para uma estimada FC máxima.
A mulher grávida pode se beneficiar de um programa de atividade física de intensidade leve a moderada, ou seja de 15-50% do VO2 max ou de 40-65% da FC máxima (8). Outros restringem esse limiar de estímulo de treinamento para 50% do VO2 max ou a FC de repouso mais 60% da diferença entre a FC máxima e a FC de repouso, ou seja :
FC de exercício: FC repouso + 60% [ FC máxima - FC repouso ]
Outra forma bastante prática e fácil de monitorizar o nível de exercício na mulher grávida é o uso da percepção subjetiva de esforço, já que a FC de repouso aumenta durante a gravidez e a FC máxima pode diminuir no fim da gravidez. Considerando a Escala de Borg com valores de 6-20, são recomendados como níveis adequados de exercício valores de 12-14 (45) e na escala de 0-10 e sugerido como limite superior 3 na grávida não treinada ....

DURAÇÃO E FREQUÊNCIA

Dependendo do objetivo desejado, do nível de condicionamento físico da mulher e da intensidade do exercício serão estabelecidas a duração e a freqüência. Quanto maior a intensidade da atividade, maior será a freqüência e duração. É recomendado que a mulher cuja gestação esteja evoluindo normalmente mantenha um regime de treinamento físico com uma intensidade de 60-70% da FC máxima não além de 30 minutos três vezes por semana . A mulher grávida atleta ou em melhores condições físicas pode se submeter a programas de intensidades moderadas, mas de maior duração e freqüência. Já a mulher grávida com estilo de vida sedentário deve começar em níveis baixos de intensidade e avançar de forma gradual. Entretanto, a medida que a gravidez progride, a mulher tende naturalmente a diminuir o nível de atividade física....

CUIDADOS E CONTRA-INDICAÇÕES DOS EXERCÍCIOS FÍSICOS

A - Contra-indicações absolutas: - Doenças miocárdicas - Insuficiência cardíaca congestiva - Enfermidade cardíaca reumática - Tromboflebite - Embolismo pulmonar recente - Enfermidade infeciosa aguda. - Risco de parto prematuro - Colo uterino incompetente - Gestação múltipla - Saneamento uterino, rotura da bolsa - Retardo de crescimento intra-uterino - Macrossomia - Enfermidade hipertensiva grave - Suspeita de estresse fetal.

C- Contra-indicações relativas : - Hipertensão arterial essencial - Falta de controle pré-natal - Anemia e outras alterações sangüíneas - Enfermidade tiroideia - Diabetes mellitus - Obesidade excessiva ou baixo peso extremo.


 

QUALIDADES FÍSICAS E PSICOLÓGICAS DESENVOLVIDAS NA CAPOEIRA

                                      

A Capoeira possui características em sua prática que fisiologicamente correspondem a exercícios aeróbios e anaeróbios, resistência muscular localizada, flexibilidade, fortalecimento de tendões e ligamentos e aumento de mobilidade articular. Uma poderosa ferramenta de condicionamento físico!

 1- Resistência Aeróbica - Qualidade física que permite a um aluno sustentar, por um longo período de tempo uma atividade física relativamente generalizada em condições aeróbicas, isto é, utilizando diretamente o oxigênio do ar.
2- Resistência Muscular - Qualidade física que permite a um aluno sustentar o maior tempo possível uma atividade física em condições anaeróbicas, isto é, com débitos de oxigênio de ar nos pulmões.
3- Resistência Muscular Localizada - É a qualidade física que permite a um aluno condições para que os movimentos sejam contínuos e a intensidade das contrações sejam elevadas. É essencial, porém, ressaltar que a resistência muscular localizada é uma qualidade física que abrange continuação de esforços, tanto em condições anaeróbicas como aeróbicas.
4- Flexibilidade - Qualidade física que pode ser evidenciada pela amplitude dos movimentos das diferentes partes do corpo. É dependente da mobilidade articular e da elasticidade muscular. No jogo da capoeira, seja qual for o ritmo do berimbau, a flexibilidade é necessária.
5- Velocidade de Reação - È a velocidade com a qual um aluno é capaz de responder a um estímulo.
6- Velocidade de Deslocamento - É a capacidade máxima de um indivíduo deslocar-se de um ponto para o outro.
7- Velocidade dos Membros - È a capacidade de mover os membros o mais rápido possível (superiores e inferiores). Na capoeira, os três tipos de velocidade acima citados são importantes e essenciais.
8- Força Dinâmica - É a força dos músculos do corpo em movimento. Pode ser bem evidenciada na ginga do capoeirista.
9- Força Estática - É o tipo de força que explica o fato de haver força produzindo calor, mas não ocorrer produção de trabalho. Pode-se encontrar esse tipo de força quando realizam movimentos de parada ou domínio do corpo.
10- Força Explosiva - É a força que pode ser explicada pela capacidade de exercer o máximo de energia num ato explosivo (potência muscular). Esse tipo de força pode ser encontrado nos golpes de características traumáticas.
11- Agilidade - Pode ser considerada como maior velocidade de movimento num menor espaço de tempo. Essa qualidade física está diretamente relacionada com a velocidade e também com a flexibilidade.
12- Equilíbrio Dinâmico - É o equilíbrio conseguido em movimento; está diretamente ligado com a ginga da capoeira.
13- Equilíbrio Estático - É o equilíbrio conseguido numa determinada posição, está relacionado com as paradas de corpo do capoeirista.
14- Equilíbrio Recuperado - É a recuperação do equilíbrio numa posição qualquer. Esse equilíbrio é o mais importante num capoeirista por ser ele o ligamento de um movimento para o outro.
15- Coordenação - É a qualidade física que permite ao homem assumir a consciência e a execução na realização de uma seqüência de movimentos com um máximo de eficiência e economia. É uma qualidade importante e necessária a um capoeirista dentro da roda de capoeira.
16- Ritmo - É uma valência física que está intimamente ligada ao sistema nervoso. O capoeirista adquire um alto nível de sensibilidade rítmica, pois, a capoeira é desenvolvida ao som de instrumentos musicais (berimbau, atabaque, pandeiro, etc...).
17- Descontração Diferencial - É a qualidade física que permite a descontração de grupos musculares. No momento em que o capoeirista ginga na roda, ele está em descontração diferencial, está em harmonia com seu corpo, porém, pronto para qualquer instante que necessite de tensão.

RICARDO (BEIJA-FLOR)
JORNALISTA/PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA
CREF 052631 G/SP


 


 

 

 

Grupo Maitá Capoeira